domingo, 7 de agosto de 2011

O QUE É UM BOLO CENOGRÁFICO

Serie Dicas para Eventos DPaula Doces:
O BOLO CENOGRAFICO
O que é um bolo cenográfico?
- Os bolos cenográficos são aqueles bolos utilizados em eventos, especialmente casamentos, para decorar a mesa de doces e tem uma função muito especial: eles simbolicamente representam o motivo da festa!
Se for uma festa de casamento, eles representam a união do casal; se for uma festa de aniversario, representa a comemoração do aniversariante; se for um evento corporativo, representa mais uma etapa de sucesso ou um negocio concretizado pela empresa e por ai vai. Por este motivo, o bolo cenográfico tem destaque em qualquer evento.

O bolo cenográfico pode ser falso ou verdadeiro?
- Existem três tipos neste aspecto:
1) Todo falso (feito com isopor e coberto com pasta americana ou biscuit);
2) Todo verdadeiro (via de regra feito em pasta americana)
3) Bolo cenográfico com topo verdadeiro (os andares de baixo são falsos e o bolo do topo é verdadeiro)

Se eu quiser um bolo cenográfico com um andar verdadeiro, como deve ser feito?
- Seguindo as regras da Vigilância Sanitária, o andar correto é sempre o de cima, para evitar contaminação do produto pelos andares falsos (isopor, cola e estrutura para sustentação)

Posso ter o bolo cenográfico todo verdadeiro?
- São poucas as empresas que fazem o bolo inteiro verdadeiro, já que antigamente os confeiteiros montavam o bolo no local e portanto era mais seguro fazer um bolo todo em andares. Hoje o casamento envolve uma certa complexidade logística bem como respeito a horários de festa, sendo que os bolos são feitos nos ateliês ou nas cozinhas industriais, e portanto tem dado preferência a fazer produtos somente com o topo verdadeiro, porém nada impede que você tenha um bolo todo verdadeiro, lembrando que deverá contratar uma empresa que garanta o transporte, já que haverá um custo adicional para montagem do produto na festa. Também se deve lembrar que o produto todo verdadeiro tende a ser mais caro que o produto falso ou apenas com topo verdadeiro, motivo este que os casais ou empresas tendem a contratar por uma questão orçamentária o modelo apenas com topo verdadeiro.

Se o bolo for todo falso, mesmo assim posso fazer o chamado corte simbólico?
- Verifique com a empresa que você contratou o bolo se tem a opção de disponibilizar o topo com vinco, ou seja, mesmo sendo o produto todo falso, a confeitaria monta no andar de cima um vinco para o casal de fato realizar um corte simbólico.

Posso alugar o bolo cenográfico ou devo comprar?
- Muitas empresas passaram a oferecer os produtos para locação. Locar um bolo pode ser uma opção com orçamento mais em conta. Claro que, para viabilizar a locação, as confeitarias disponibilizam determinados modelos previamente elaborados. Modelos específicos também podem ser trabalhados com o chamado 1º. aluguel.

Se eu alugar um bolo cenográfico, preciso deixar algum garantia?
- Funciona da mesma forma que a locação de uma roupa de festa: o cliente deixa um cheque caução, via de regra do valor do produto, e o produto deve ser devolvido em perfeitas condições de uso, lembrando que, diferente de uma roupa, os bolos não podem ser lavados ou costurados, portanto deve-se ter um cuidado maior na conservação do produto. Sempre pergunte para a empresa contratada quais são as regras para locação do produto antecipadamente, desta forma fica tudo combinado de forma transparente no momento da reserva do produto.

Quais são os formatos e decorações dos bolos?
- A elaboração de um bolo é um trabalho artesanal, portanto ha inúmeras possibilidades: bolos redondos, bolos quadrados, com andares desiguais, com decorações inusitadas, enfim, vale a criatividade, o desejo e o orçamento de cada casal.

Qual a melhor decoração de um bolo cenográfico?
- A melhor decoração é aquela que o casal teve prazer ao olhar a foto ou desenhar o projeto. Via de regra recomenda-se que a decoração represente o comportamento do casal: tradicional, romântico, divertido, esportista, descolado, ou seja, usar o símbolo máximo do evento para representar a personalidade do casal.

Devo ou não colocar noivinhos (topo de bolo) no bolo cenográfico?
- Os noivinhos ou o topo de bolo são a melhor forma de representar o casal na festa e fazem o maior sucesso! Se for utilizar o topo de bolo, deve-se solicitar que o último andar do bolo cenográfico seja liso e que tenha tamanho ou diâmetro suficiente para caber o adereço. Via de regra o ultimo andar do bolo com 15 cm já atende a maioria dos noivinhos tradicionais. Se for feito um noivinho sob encomenda, perguntar para o ateliê ou para o modelista qual será o tamanho da base para que o topo do bolo cenográfico seja adequado (precisa ser sempre maior que os noivinhos, no mínimo 1 cm de folga em cada um dos lados).
Maiores informações:
DPaula Doces
(11) 3719-2485
www.dpauladoces.com
Para agendar degustação, ligue ou responda a este email.

Nenhum comentário: